terça-feira, 26 de julho de 2011

FOGÃO


          Durante milhares de anos, o homem cozinhou em fogueiras,como no tempo dos romanos, os mais ricos começaram a cozinhar o pão em fornos de tijolos, sendo que as fogueiras continuaram a ser utilizadas na preparação dos alimentos.
            Foi  em 1798 em Munique, na Alemanha, Benjamin Thompson conseguiu fabricar fogões sofisticados com fornos de chapa metálicas envolvidos numa estrutura de tijolos. Já o missionário americano Philo Penfield Stewart registrou, em 1834, a patente do seu fogão Oberlin, um fogão de ferro a lenha com várias placas de aquecimento e um forno elevado.
            A partir desse momento o fogão só evoluiu. Em 1889, foi utilizado pela primeira vez um forno elétrico, que utilizava energia de um gerador acionado por uma hidroelétrica próxima a St. Moritz, a Suíça. Em 1915, com a invenção do termostato, passou a ser possível controlar a temperatura dos fogões. E os fogões semelhantes aos que conhecemos hoje surgiram em 1924. Neste ano, o físico sueco Gustav Dalen patenteou o eficiente fogão Aga, que podia, mediante transformação, queimar lenha, carvão, petróleo ou gás.

   
POR: MARIELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário