quarta-feira, 27 de julho de 2011

DMITRI IVANOVICH MENDELEEV

Criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades dos elementos químicos que ainda não tinham sido descobertos.
Em um laboratório improvisado, limitou-se em estudar a dissolução do álcool em água e fez importantes descobertas sobre estruturas atômicas, valência e as propriedades dos gases.
Em 1860, participou do Primeiro Congresso Internacional de Química em Karlsruhe onde foi decido por influência do químico  Stanislao Cannizzaro que o padrão de abordagem dos elementos químicos seria o peso atômico.
Em 1869, Dimitri Ivanovich Mendeleev, organizou os elementos na forma da tabela periódica actual. Ele criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos. Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e as suas propriedades químicas e físicas. Colocando as cartas numa mesa, organizou-as em ordem crescente de massas atómicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes. Tinha então acabado de formar a tabela periódica.
Esta tabela de Mendeleev tinha algumas vantagens sobre outras tabelas ou teorias antes apresentadas, mostrando semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. A classificação de Mendeleev deixava ainda espaços vazios, prevendo a descoberta de novos elementos. A tabela serviu também, de base para a elaboração da atual tabela periódica, que além de ter 118 elementos conhecidos, fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um.
Mendeleev ordenou os 60 elementos químicos conhecidos de sua época na ordem crescente de peso atômico de certa forma que em uma mesma vertical ficavam os elementos com propriedades químicas semelhantes, constituindo os grupos verticais, ou as chamadas famílias químicas. O trabalho de Mendeleev foi um trabalho audacioso e um exemplo extraordinário de intuição científica. De todos os trabalhos apresentados que tiveram influência na tabela periódica o de Mendeleev teve maior perspicácia.



POR : MARIELE



Nenhum comentário:

Postar um comentário