Ao abrir o capô do seu carro você já se perguntou o que é que ocorre dentro do motor e que faz seu carro andar?
Primeiro começaremos respondendo uma pergunta que surge naturalmente: por que quatro tempos? O nome vem da quantidade de etapas ou variações de volume ocorridas dentro de cada cilindro para que o motor complete um ciclo inteiro. Na discriminação de cada um doa quatro tempos ficará mais claro porque desta nomenclatura.
- Acompanhe cada um dos quatro tempos:
1º tempo: ADMISSÃO-À medida que o pistão move-se do PMS(Ponto Motor Superior), ou seja, a posição mais elevada de seu curso, para o PMI ( ponto morto inferior) , ou posição mais baixa de seu curso, à válvula é vaporizada para dentro da câmera de combustão por Virabrequim efetua mais volta durante este tempo.
2º tempo:COMPRESSÃO: a seguir a válvula de admissão fecha-se. À medida que o pistão desloca-se para o PMS, a mistura ar/combustível é comprimida.O virabrequim executa outra meia-volta, executando a primeira volta completa(360°).
3º tempo: : COMBUSTÃO: Pouco antes do pistão atingir o PMS, o sistema de ignição transmite corrente elétrica à vela, produzindo uma faísca entre os eletrôdos desta, no exato momento em que o pistão completa seu curso ao PMS. Exatamente pela combinação da compressão da mistura e da faísca produzida, ocorre uma explosão dentro da câmera, que produz energia e gases. A energia produzida pelo processo empurra- na forma de expansão dos gases- o pistão para baixo até o PMI. O Virabrequim efetua outra meia-volta (540º).
4º tempo: ESCAPE: Depois da queima da mistura e da expansão dos gases, a vávula de escape se abre. Os gases formados durante o processo, são expulsados para fora do cilindro pelo movimento do pistão do PMI para o PMS. O Virabrequim efetua outra meia-volta, completando 720º desde o início do processo.
Logo após, unindo esforços com Gottlieb Daimler e Wilhelm Mayback, desenvolveram o primeiro motor a quatro tempos.
POR: MARILIZE
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