quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CADEIRA ELÉTRICA


A cadeira elétrica é um instrumento de aplicação da pena de morte por eletricidade ou choque inventado e utilizado essencialmente nos Estados Unidos da América, onde o condenado é imobilizado numa cadeira, sofrendo depois tensões elétricas de 2.000 volts.
Em 2003, ela continuava a ser um dos métodos legais de execução nos estados de Alabama, Flórida, Nebraska, Carolina do Sul, Tennessee e Virgínia. No Nebraska, é o único método utilizado. Os outros estados citados têm métodos de substituição que também podem ser empregados. Além dos Estados Unidos, a cadeira elétrica foi também utilizada nas Filipinas.
O condenado à morte é colocado sentado e amarrado a uma cadeira especial. Colocam-se eletrodos em certas partes do corpo, normalmente uma parte do crânio raspado e uma parte inferior do corpo. Para o choque pasar em seu corpo mais rapidamente são ussadas  esponjas molhadas; antigamente, os executores contentavam-se em molhar bastante a zona de contato.
Alguns acidentes ocorreram, principalmente pela má colocação da  solução condutora ou a contatos defeituosos nos eletrodos. Nestes casos, a agonia do condenado prolonga-se, e a pele e carne em contato com o eletrodo podem queimar e desprender fumaça.



 Por: Renã P. Wilmsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário