sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CONCLUSÃO

Conforme o homem foi evoluindo, consigo trouxe grandes descobertas, pelas quais mudaram muito nossa vida, tornando tudo mais prático e rápido.
  Antigamente esquentar a comida levava horas e não ficava no ponto ideal, hoje, em instantes se esquenta.
  As descobertas e as tecnologias vêm crescendo em um processo acelerado. E, muitas  delas fazem parte do nosso dia a dia, assim,nós passamos a ser dependente delas, como por exemplo, o computador, o chuveiro, o rádio, o celular e muitas outras.
  Às vezes, não sabemos do que essas tecnologias são feitas, por quem são feitas e como foram realizados os processos de produção, e, as pesquisas realizadas pelo nosso grupo para produzir os textos postados nesse blog nos mostraram um pouco sobre esses inventores que foram e alguns ainda são muito importantes para nós, como Santos Dumont,por exemplo, que criou o avião, um meio de transporte muito eficiente.
  Além de descobertas dos produtos e bens que obtemos, hoje, foram descobertas curas de doenças, tudo para melhor o nosso conforto, nossa qualidade de vida e nossa expectativa de vida.
  Os grandes inventores e invenções vêm ainda lá dos séculos XIX, XX e muitos outros que serão criados ao longo do século XXI, sempre inventando e melhorando, tornando nossas atividades mais práticas e, nos trazendo mais resultados, com menos esforço, além das diversas curas que virão.
  E assim, muitas pessoas ficam na história, as que tentam fazer a diferença em nossas vidas.


POR: PAULA

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

TELESCÓPIO ESPACIAL

Os telescópios espaciais têm a vantagem de produzir imagens que não são deformadas pela atmosfera terrestre.
O primeiro a ter a idéia de criar um telescópio espacial foi o engenheiro de mísseis alemão Herman Oberth, que destacou as vantagens que oferecia um telescópio situado no espaço, fora da atmosfera terrestre, que está carregada de pó, vapor de água e correntes de ar. Tais elementos distorcem os frágeis raios luminosos oriundos de estrelas e impedem uma clara observação do universo.
O telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990. O seu principal objetivo é estudar a idade do Universo, estimada entre 13 bilhões e 20 bilhões de anos.



POR: TOBIAS

SONAR


Sonar é um instrumento auxiliar da navegação marítima.
Na segunda década do século XX foram construídos navios com equipamentos de recolha do eco do fundo oceânico - sonares. O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nos navios, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é captado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som, fazendo cálculos ele determina a distância e a velocidade do objeto.

POR: TOBIAS

RADAR

O primeiro radar foi construído por Christian Hülsmeyer em 1904 na Alemanha.
O radar é um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias.
O radar é composto por uma antena transmissora receptora de sinais para Super Alta Freqüência (SHF), a transmissão é um pulso eletromagnético de alta potência, curto período e feixe muito estreito. Durante a propagação pelo espaço, o feixe se alarga em forma de cone, até atingir ao alvo que está sendo monitorado, sendo então refletido, e, retornando para a antena, que neste momento é receptora de sinais.
Como se sabe a velocidade de propagação do pulso, e pelo tempo de chegada do eco, pode-se facilmente calcular a distância do objeto. É possível também, saber se o alvo está se afastando, ou se aproximando da estação, isto se deve ao Efeito Doppler, isto é, pela defasagem de frequência entre o sinal emitido e recebido.


POR: TOBIAS

COMPUTADOR QUÂNTICOS


  Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais com sobreposição e interferência. Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente trabalha com poucos qubits de informação. O principal ganho desses computadores é a possibilidade de resolver em tempo eficiente, alguns problemas que na computação clássica levariam tempo impraticável (exponencial no tamanho da entrada), como por exemplo, a fatoração em primos de números naturais. A redução do tempo de resolução deste problema possibilitaria a quebra da maioria dos sistemas de criptografia usados atualmente. Contudo, o computador quântico ofereceria um novo esquema de canal mais seguro.

  Computadores quânticos são diferentes de computadores clássicos tais como computadores de DNA e computadores baseados em transistores, ainda que estes utilizem alguns efeitos da mecânica quântica.

Por: Renã P.Wilmsen

BOMBA NUCLEAR

  Uma bomba atômica , ou com maior rigor bomba nuclear, é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso dependendo da potência uma única bomba é capaz de destruir uma grande cidade inteira. Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidos contra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a    Segunda Guerra Mundial (consistindo em um dos maiores ataques a uma população civil, quase 200 mil mortos, já ocorridos na história). No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.
  As potências nucleares declaradas são os EUA, a Rússia, o Reino Unido, a França, a República Popular da China, a Índia, o Paquistão e Israel.   Estes países já possuem o material para fins ofensivos. Outra nação que já testou armamento nuclear foi a Coreia do Norte, porém assinou um acordo com a ONU para se desarmar, devido a embargos econômicos e a forte pressão norte americana..

 Por: Renã P. Wilmsen

NANOTUBOS DE CARBONO

Nanotubos de carbono são estruturas cristalinas formadas por átomos de carbono com hibritização sp2 de seus orbitais. Possui alta resistência a tensão mecânica, podendo ser usados como aditivos em compostos para melhorar suas características. Dependendo da orientação de sua rede cristalina, os nanotubos de carbono são condutores ou semi-condutores, podendo ter aplicações em circuitos micro e nano-eletrônicos. Também são muito bons condutores de calor.
Segundo algumas experiências feitas por cientistas japoneses, que resolveram molhar uma folha com água e juntamente com nanotubos de carbono, conseguiram fazer com que uma lagarta, depois de comer um pouco da tal folha, fizesse um fio de seda mais forte que o aço. Com estas experiências, esses cientistas descobriram também que com esse fio de seda, conseguiriam fazer peças de roupa à prova de bala.


 Por: Renã P. Wilmsen


CADEIRA ELÉTRICA


A cadeira elétrica é um instrumento de aplicação da pena de morte por eletricidade ou choque inventado e utilizado essencialmente nos Estados Unidos da América, onde o condenado é imobilizado numa cadeira, sofrendo depois tensões elétricas de 2.000 volts.
Em 2003, ela continuava a ser um dos métodos legais de execução nos estados de Alabama, Flórida, Nebraska, Carolina do Sul, Tennessee e Virgínia. No Nebraska, é o único método utilizado. Os outros estados citados têm métodos de substituição que também podem ser empregados. Além dos Estados Unidos, a cadeira elétrica foi também utilizada nas Filipinas.
O condenado à morte é colocado sentado e amarrado a uma cadeira especial. Colocam-se eletrodos em certas partes do corpo, normalmente uma parte do crânio raspado e uma parte inferior do corpo. Para o choque pasar em seu corpo mais rapidamente são ussadas  esponjas molhadas; antigamente, os executores contentavam-se em molhar bastante a zona de contato.
Alguns acidentes ocorreram, principalmente pela má colocação da  solução condutora ou a contatos defeituosos nos eletrodos. Nestes casos, a agonia do condenado prolonga-se, e a pele e carne em contato com o eletrodo podem queimar e desprender fumaça.



 Por: Renã P. Wilmsen

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DINAMITE

Antes da dinamite, se usava a nitroglicerina como explosivo, porém as explosões acidentais eram um obstáculo para o seu uso. A nitroglicerina é um líquido altamente sensível a qualquer movimentação, portanto, detonando com muita facilidade na sua produção, transporte e manuseio.
A dinamite é simplesmente algum tipo de material absorvente, como serragem, encharcado em nitroglicerina. O material absorvente faz com que a nitroglicerina fique muito mais estável. Geralmente é usado um detonador de mecha para explodir a dinamite. Este detonador cria uma pequena explosão que provoca outra maior na própria dinamite.

POR:TOBIAS

terça-feira, 9 de agosto de 2011

LIMPADORES DE PARABRISA

Mary Anderson, em 1903, inventou os limpadores de parabrisa, resolvendo um dos maiores problemas de dirigir. Antes de sua invenção, era impossível para motoristas verem a estrada quando estava chovendo ou nevando. No início, os limpadores de parabrisa eram manuais e funcionavam através da movimentação, para um lado e para outro, de uma alavanca localizada dentro do carro. Atualmente já se encontra o sistema de controle sensível à chuva.

POR: TOBIAS

COLETE À PROVA DE BALAS

Stephanie Kwolek, em 1966, na busca por um material com a resistência térmica do amianto e rigidez da fibra de vidro, levou ao desenvolvimento de um material sintético chamado Kevlar que é cinco vezes mais forte do que o mesmo peso de aço.
Características do Kevlar: insolúvel, imune a ataque químico, resistente ao fogo, flexível e leve. Os coletes desenvolvidos a partir desse material proporcionaram maior segurança aos policiais.
O material Kevlar não é só aplicado em coletes, mas também em cabos submarinos, lonas de freio, veículos espaciais, barcos, paraquedas, esquis e materiais de construção.

POR: TOBIAS

MOTOR A QUATRO TEMPOS

  Ao abrir o capô do seu carro você já se perguntou o que é que ocorre dentro do motor e que faz seu carro andar?
  Primeiro começaremos respondendo uma pergunta que surge naturalmente: por que quatro tempos? O nome vem da quantidade de etapas ou variações de volume ocorridas dentro de cada cilindro para que o motor complete um ciclo inteiro. Na discriminação de cada um doa quatro tempos ficará mais claro porque desta nomenclatura.

  • Acompanhe cada um dos quatro tempos:

  1º tempo: ADMISSÃO-À  medida que o pistão move-se do PMS(Ponto Motor Superior), ou seja, a posição mais elevada de seu curso, para o PMI ( ponto morto inferior) , ou posição mais baixa de seu curso, à válvula é vaporizada para dentro da câmera de combustão por Virabrequim efetua mais volta durante este tempo.
  2º tempo:COMPRESSÃO: a seguir a válvula de admissão fecha-se. À medida que o pistão desloca-se para o PMS, a mistura ar/combustível é comprimida.O virabrequim executa outra meia-volta, executando a primeira volta completa(360°).
  3º tempo: : COMBUSTÃO:  Pouco antes do pistão atingir o PMS, o sistema de ignição transmite corrente elétrica à vela, produzindo uma faísca entre os eletrôdos desta, no exato momento em que o pistão completa seu curso ao PMS. Exatamente pela combinação da compressão da mistura e da faísca produzida, ocorre uma explosão dentro da câmera, que produz energia e gases. A energia produzida pelo processo empurra- na forma de expansão dos gases- o pistão para baixo até o PMI. O  Virabrequim efetua outra meia-volta (540º).
  4º tempo: ESCAPE: Depois da queima da mistura e da expansão dos gases, a vávula de escape se abre. Os gases formados durante o processo, são expulsados para fora do cilindro pelo movimento do pistão do PMI para o PMS. O Virabrequim efetua outra meia-volta, completando 720º desde o início do processo.
Logo após, unindo esforços com Gottlieb Daimler e Wilhelm Mayback, desenvolveram o primeiro motor a quatro tempos.



  POR: MARILIZE

TERMOSTATO

Criado em 1915, com função de medir temperatura, com mecanismo composto por dois elementos. Um indicando função térmica sofrida pelo sistema, sendo esta chamada de sensor, o outro controla essa variação e corrige os desvios de temperatura.
Os termostatos controlam a temperatura de refrigerantes, ferros elétricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos.
Um exemplo de elemento sensor são as tiras bimetálicas, constituídas por metais diferentes, ligados e de diferentes coeficientes de expansão térmica. Outro tipo de elemento sensor combina as variações de temperatura com variações de pressão para ativar mecanismos corretores. Um recipiente de metal, de volume variável, cheio de líquido ou gás, ligado a um bulbo por um tubo fino, é exemplo desse tipo de sensor.





POR: MARIELE

GUITARRA

  O nome guitarra refere-se a uma série de instrumentos de cordas dedilhadas, que possuem geralmente de 4 a 12 cordas tensionadas ao longo do instrumento e possuem um corpo com formato aproximado de um 8 , além de um braço, sobre o qual as cordas passam, permitindo ao executante controlar a altura da nota produzida.     Existem versões acústicas, que possuem caixa de ressonância e elétricas, que podem ou não possuir caixa de ressonância, mas utilizam captadores e amplificadores para aumentar a intensidade sonora do instrumento.
  As guitarras, bem como a maior parte dos instrumentos de cordas são construídas pelo luthier. O músico que a executa é chamado guitarrista.


POR: MARILIZE

COMPUTADOR


  Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou preocesamentos de dados. Exemplos de computadores incluem, a calculadora , o computador analogico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armanezamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
  Quem inventou o computador foi Charles Babbage, um matemático, filósofo, economista e escritor inglês.

  Novas invenções levaram Babbage a projectar em 1834 o ainda mais complexo "Mecanismo Analítico", para desempenhar funções algébricas. Nele estavam inseridas todas as partes essenciais de um computador moderno: circuitos lógicos, memória, armazenamento e recuperação de dados. O mais relevante é que ele era programável.




POR: MARILIZE

CALCULADORA

   Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Este tipo é considerado distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, no sentido de que a calculadora é um dispositivo voltado para um fim específico..
  Embora muitas calculadoras modernas incorporem com freqüência um computador genérico, o dispositivo como um todo foi projectado para facilitar a realização de operações específicas, e não visando flexibilidade de tarefas.
  As calculadoras de hoje são eletrônicas e são construídas por vários fabricantes, em diversas formas e tamanhos variando em preço de acordo com a sofisticação e os recursos oferecidos. Somente poucas companhias desenvolvem calculadoras profissionais para a área financeira e engenharia; as mais conhecidas são Sharp, Casio, Hewlett-Packard (HP) e Texas Instruments (TI), estas duas últimas empresas, os mais tradicionais fabricantes de calculadoras.
  A capacidade de uma calculadora varia conforme o modelo, desde possibilidades de cálculo limitados à aritmética básica, passando por outras que oferecem funções trigonométricas, até outras funções matemáticas mais avançadas. As mais modernas e avançadas são programáveis e podem apresentar gráficos.



POR: MARILIZE

TURBINAS HIDRÁULICAS






  Turbina hidráulica Francis na represa de Grand Coulee, Estados Unidos.
  A água é amplamente usada como fonte de energia em máquinas chamadas turbinas hidraulicas. Os antigos moinhos de água já utilizavam o potencial de reservatórios e a cinética de correntezas para impelir força a engenhos e bombas de água. Com o surgimento da tecnologia de geração de energia eletrica, as turbinas hidráulicas receberam um novo papel fundamental, propelindo geradores eletricos.
As turbinas hidráulicas dividem-se em diversos tipos, sendo quatro tipos principais: Pelton, Francis, Kaplan, Bulbo. Cada um destes tipos é adaptado para funcionar em usinas com uma determinada faixa de altura de queda e vazão.
  Pelton
  São adequadas para operar entre quedas de 350 m até 1100 m, sendo por isto muito mais comuns em países montanhosos.
  Este modelo de turbina opera com velocidades de rotação maiores que os outros, e tem o rotor de característica bastante distintas. Os jatos de água ao se chocarem com as "conchas" do rotor geram o impulso.
  Um dos maiores problemas destas turbinas, devido à alta velocidade com que a água se choca com o rotor, é a erosão provocada pelo efeito abrasivo da areia misturada com a água, comum em rios de montanhas. As turbinas pelton, devido a possibilidade de acionamento independente nos diferentes bocais, tem uma curva geral de eficiência plana, que lhe garante boa performance em diversas condições de operação.
  Com potência instalada de 260 MW a Usina Hidrelétrica Gov. Parigot de Souza, localizada no Paraná funciona com 4 turbinas tipo Pelton (Queda bruta normal: 754 m).
  Francis
  São adequadas para operar entre quedas de 40 m até 400 m. A Usina hidrelétrica de Itaipu assim como a Usina hidrelétrica de Tucuruí, Furnas e outras no Brasil funcionam com turbinas tipo Francis com cerca de 100 m de queda d' água, como a figura apresentada no topo deste artigo.
  Kaplan
  São adequadas para operar em quedas até 60 m. A única diferença entre as turbinas Kaplan e Francis é o rotor. Este assemelha-se a um propulsor de navio. Um servomotor montado normalmente dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás. O óleo é injetado por um sistema de bombeamento localizado fora da turbina, e conduzido até o rotor por um conjunto de tubulações rotativas que passam por dentro do eixo.
  O acionamento das pás é conjugado ao das palhetas do distribuidor, de modo que para uma determinada abertura do distribuidor, corresponde um determinado valor de inclinação das pás do rotor.
 Bulbo
  Basicamente trata-se de uma unidade geradora composta de uma turbina Kaplan e um gerador envolto por uma cápsula. A cápsula por sua vez fica imersa no fluxo d'água, isto acarreta em um equipamento que exige uma vedação mais precisa, o que implica espaço menor para acesso de manutenção.
  A maior unidade tipo Bulbo construída encontra-se no Japão, na usina de Tadami, que possui 65,8 MW de potência, queda de 19,8 m e rotor com diâmetro de 6,70 m.



POR: MARILIZE



TURBINA EÓLICA

   A Turbina eólica é um mecanismo apropriado para captação e transformação da força de ventos canalizados que passam no interior de uma voluta. O Turbovoile de Cousteau a que se refere o artigo é um misto de vela e turbo-gerador integrado no interior da voluta vertical. A finalidade do engenho de Cousteau, é fazer resistência ao vento de modo produzir artificialmente as zonas de vórtices a fim de explorar seus efeitos de sucção e assim movimentar uma turbina de baixa pressão localizada no no núcleo da voluta cujo trabalho será convertido em energia elétrica.



POR: MARILIZE

TURBINA A VAPOR


   A turbina a vapor é  um equipamento que aproveita a energia calorifica do vapor e transforma em energia mecanica, sendo um equipamento com boa eficiência quando utilizado em condições de projeto. Essa energia mecânica pode ser utilizada para mover equipamentos e quando acoplado um gerador a turbina à vapor, se obtêm a transformação da energia mecânica em energia eletrica.
  A turbina pode ser dividida em 3 tipos com relação à sua construção:
  • Turbinas de ação
  • Turbinas de reação
  • Turbinas de ação e reação


POR: MARILIZE

TREM

  No transporte ferroviário, uma composição ferroviária, trem ou comboio consiste em um ou vários veículos ligados entre si e capazes de se movimentarem sobre uma linha ou trilho. A linha ou trilho, normalmente é constituída pelos convencionais carris duplos, por monocarril, ou ainda por levitação magnética A composição pode ser puxada por uma locomotiva ou por uma unidade auto alimentada que podem ser unidades simples ou múltiplas.
  A composição ferroviária puxada pela máquina a vapor teve uma importância enorme nos últimos duzentos anos da história da humanidade. Ele foi sem dúvida o elemento mais importante da Revolução Industrial, permitindo a deslocação das matérias primas para as fábricas rápida e eficazmente e levando os produtos acabados a pessoas, a regiões distantes e aos países onde eram mais necessários. Foram os comboios que ligaram populações, regiões, países e continentes que até aí estavam completamente isolados ou onde poderia demorar semanas ou meses para fazer uma simples comunicação entre si; na agricultura, produtos que corriam o risco de ficar nas regiões onde eram produzidos, puderam começar a ser despachados para grandes distâncias, havendo muito menor risco da sua degradação e encorajando assim, o aumento das produções.



POR: MARILIZE

VENTILADOR


  Um ventilador é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar. Foi inventado nos EUA em 1882, pelo americano Schuyler S. Wheeler.
  Este aparelho pode ser de distintos tipos, consoante o sentido de fluxo de ar em relação ao ambiente ventilado: sopradores (se há injeção de ar no ambiente) ou exaustores (se há retirada de ar do ambiente).


POR: MARILIZE

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GRIPE



    A gripe sempre foi devastadora e só recentemente conseguiu-se o seu controle com o reconhecimento do vírus responsável: influenza A. É a principal infecção das vias respiratórias e deverá persistir durante o próximo milênio.
   A primeira epidemia de gripe conhecida ocorreu na Europa em 1580. No período de 1918 ocorreu a principal epidemia de gripe conhecida, matando 1% da população mundial. Outras, de proporções menores ocorreram em 1957 e 1968.

   A sua prevenção passou a ser feita através de vacinas de vírus que deve ser administrada na população em geral, cada ano, com destaque para as crianças e idosos. Nos próximos anos estarão disponíveis medicações antivirais que atualmente estão em desenvolvimento e que contribuirão para o controle da doença.



POR:MAÍSA

ENVELHECIMENTO


 

   A velhice no início do século 20 era sinônimo de doença e dependência. Os anos finais da vida eram vistos como um período de problemas que preocupavam os governos, as sociedades e as famílias. São dados que refletem de maneira significativa as conquistas obtidas pela Medicina nas últimas décadas.

   O envelhecimento é  importante para todas as sociedades humanas. Também na maioria das sociedades é comum a negação do processo de envelhecimento, muita tempo e dinheiro são gastos exclusivamente para esconder os efeitos do envelhecimento. Tingimento capilar, maquiagens elaboradas ou até mesmo cirurgia plástica por razões cosméticas.
   Assuntos ligados ao envelhecimento populacional, em que a idade média das populações tem aumentado nas últimas décadas, constituem um fator importante em muitas nações do mundo.


POR:MAÍSA

INTERNET

  Há alguns anos ninguém utilizava internet. Hoje, somos dependentes dela, ela faz parte do nosso dia a dia e muitos das nossas atividades são realizadas por seu meio.
  A internet serve para nos passar informações, aumentando nosso conhecimento e também, como meio de comunicação , onde ficou muito prático para nos comunicarmos com as pessoas a longa distância, muitas vezes de outros países, e tudo isso, de uma forma mais rápida e com um preço mais acessível.
  A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos aéreos  da Guerra Fria.
  Em 1962, J.C.R Licklider do Instituto tecnológico  de Massachusetts falava na existência  de uma rede Galáxia.
  A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes.
  Em 29 de Outubro de 1965 foi enviando o primeiro E mail.
  Na década de 1970 mais pessoas tiveram acesso a ARPANET, onde começaram as dificuldades de administrar o sistema,dividindo-se então, em dois grupos, o MILNET e a nova ARPANET.
  Em 2003 ocorreu a formação da internet, como hoje é conhecido. O sistema técnico: Protocolo de internet permitia que o trafego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra.
  Em 1992, o cientista Tim Berners-Lee criou a World Wide Web.
  O uso da internet foi crescendo, e, em 2003 cerca de 600 milhões de pessoas estavam conectadas à rede, e , em 2007 já era 1 bilhão e 234 milhões de usuários, agora estamos em 2011, onde o número de estar ainda maior.



POR:PAULA

TABLET PCs

  O tablet PCs são computadores pessoais com a forma de uma prancheta, que pode ter acesso com o toque de uma caneta especial, não sendo como os outros computadores que para o acesso é necessário a presença de mouse ou teclado.
  É difícil saber quem inventou a computação pessoal por tablet.As telas sensíveis ao toque existem há décadas, usadas para vários aplicativos.
  Os primeiros dispositivos digitais no estilo de tablet PC surgiram na década de 50, mas não eram computadores.
  Nos anos oitenta foram lançados tablets com reconhecimento de manuscrito, suas funções eram limitadas e não sendo chamados de PCs.
a primeira tentativa verdadeira de popularizar os tablets PCs foi no ano de 2001.
  No início de 2006, foi apresentado  os MIDS-dispositivos móveis para internet, sem teclados, mas apresentavam tamanhos meio grandes, e, somente em 2010 a Apple e a Samsung lançaram os tablets populares, com tamanhos menores, que apresentam mais resistividade perante aos computadores, são protegidos de riscos ambientais como a água e a poeira.
  Hoje não são muitas pessoas que possuem um tablet, o que influencia muito é um  preço elevado, mas no futuro é o produto que será procurado pelos consumidores.






POR:PAULA



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LÂMPADA


A lâmpada é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

Thomas Alva Edison em 1879 construiu a primeira lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão muito fina que, aquecida até próximo ao ponto de fusão, passa a emitir luz.
A haste era inserida numa ampola de vidro onde havia sido formado alto vácuo. O sistema diferia da lâmpada a arco voltaico, pois o filamento de carvão saturado em fio de algodão ficava incandescente, ao invés do centelhamento ocasionado pela passagem de corrente das lâmpadas de arco.

POR: TOBIAS

KICHUTE

É um calçado, misto de tênis e chuteira, criado no Brasil desde a de 1970 pela alpargatas, teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram nove milhões de pares anuais.
Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970.
Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado. Com o sucesso que fez foi criadas bolas de futebol de salão com a marca kichute.


[kichute]

POR: MARIELE

MÁQUINA DE ESCREVER

A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, eletromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.
O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo do caráter a imprimir, numa fita com tinta que em contato com o papel é depositada na sua superfície. No fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever na generalidade das empresas e na utilização doméstica, sendo substituídas pelo computador, que, com processadores de texto, possibilitam efetuar o mesmo trabalho de modo mais eficiente e rápido.
O italiano Pellegrino Tulli introduziu em1808, o sistema de Teclado. Mais tarde, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). Outros nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, colaboraram para o aperfeiçoamento da máquina.
As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos. Foi Brooks quem conseguiu a impressão dos caracteres maiúsculos e minúsculos.
POR: LETÍCIA